top of page

Avaliação

 

 

A avaliação tem sido o grande "Calcanhar de Aquiles" das escolas, neste momento de transição, do ensino tradicional para o construtivista. Entendemos que há uma estrita e indissociável relação entre o ensino e a avaliação. Mudar a forma de ensino, portanto, corresponde a uma mudança também na avaliação, pois esta deve atender aos propósitos do ensino.

 

Ao optarmos pelo trabalho construtivista, decidimo-nos por um modelo de avaliação coerente com o processo ensino-aprendizagem, em que este visa utilizar os resultados não somente em aferição de resultados.

 

 “A avaliação deve ser entendida como reflexão da prática pedagógica (professor-aluno), para tomada de decisões durante todo o processo educacional e não apenas no momento final da ação educativa. É um processo interativo, através do qual educando e educadores aprendem sobre si mesmos e a realidade escolar não ficando restrito, exclusivamente, à constatação, mas principalmente, à decisão do que fazer para superar obstáculos e avançar na aprendizagem. (...) Nesta perspectiva, se pretendemos propiciar uma educação transformadora, a avaliação deve ser uma atividade consciente, contínua, cumulativa e capaz de assegurar ao educando o alcance da autonomia, da criatividade e do exercício da cidadania.”

 

                                                                            Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental

bottom of page